Natureza preservada

    O Parque Germânia é o primeiro totalmente cercado na capital. Localizado no bairro Jardim Europa, ao lado de empreendimentos imobiliários que combinam sofisticação e elegância, na zona norte, tem outra característica que o distingue dos demais: o projeto paisagístico.

   Além dos jardins para descanso e contemplação e de abrigar inúmeras espécies vegetais e animais, há uma área de preservação ambiental onde se encontram campos secos, aglomerados de maricás, capoeirões, mata nativa com figueiras, corticeiras, timbaúvas, capororocas, butiazeiros, pitangueiras, aroeiras-vermelhas, entre outras espécies vegetais.

  Conta em sua estrutura com prédio administrativo, quadras de tênis, vôlei, basquete e futebol de salão, cancha de bocha coberta e iluminada, lago, playgrounds, aparelhos de ginástica e cachorródromo com brinquedos e bebedouros para cães de todos os portes.

   Nos três playgrounds, as crianças têm à sua disposição equipamentos para recreação infantil e juvenil, com 24 balanços, seis escorregadores, um teleférico e dois jogos de argolas. Além de bancos, lixeiras para coleta seletiva, segurança em tempo integral e 105 vagas de estacionamento.

   O parque foi inaugurado pela prefeitura, em 26 de março de 2006, como homenagem à imigração alemã no Rio Grande do Sul. Nessa data, a cidade de Porto Alegre completava 234 anos. Em uma placa comemorativa do parque está escrito “Em memória dos que, com trabalho, fé e solidariedade, construíram o que somos”. A entrada é pela avenida Túlio de Rose, próximo aos shoppings Iguatemi e Bourbon Country. Na primavera e no verão, funciona das 6 às 20 horas. No outono e inverno, das 6 às 19 horas.

Fotos: Cláudio Farias